Apostila: Introdução ao ArcEditor e à Análise Espacial

Apostila: Introdução ao ArcEditorO software ArcEditor foi desenvolvido pela empresa ESRI, e faz parte do pacote denominado sistema ArcGIS. Gostaria de aprender mais sobre as funcionalidades e ferramentas disponíveis para análise espacial neste programa para Geoprocessamento? Aqui indicaremos os meios de você obter sua cópia gratuita de uma apostila que vai lhe ajudar a ampliar seus conhecimentos nesta temática.

ANÁLISE ESPACIAL E SIG

Sistemas de Informações Geográficas (SIG)Entende-se por Análise Espacial um conjunto de procedimentos de pesquisa que envolvem o uso de algoritmos, que tem por objetivo analisar fenômenos e verificar se estes seguem um padrão espacial de distribuição definido ou não.

Para entender melhor este tema, recomendamos que leia o seguinte livro online:

APOSTILA DE ARCGIS E ANÁLISE ESPACIAL

O objetivo da apostila Introdução ao ArcEditor 9.x e à Análise Espacial foi o de dar suporte ao conteúdo prático da disciplina de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), ministrada para os cursos Técnico em Geomática, Técnico em Transportes e Tecnólogo em Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), o antigo CEFET-ES.

Apostila: Introdução ao ArcEditor e à Análise Espacial

Ao longo das diversas aulas práticas que compõem esta apostila procurou-se explorar algumas das aplicações dos SIG. O autor do material é o professor Wellington D. Guimarães.

O conteúdo da apostila inclui pontos como sistemas de projeção, confecção de um layout, análise de proximidade vetorial, sobreposição de mapas, intercâmbio de dados entre AutoCAD Map e ArcGIS, escoamento superficial e características morfométricas de uma bacia hidrográfica, criação de modelos digitais de elevação, aplicação em redes de sistemas viários.

Se interessou neste material? Ele está disponível em um arquivo PDF, gratuito, com um total de 156 páginas. Faça o download:

feedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

6 Comentários


  1. O material indicado e produzido pelas pessoas desse site são demais. Estou usando a apostilha do professor Wellington D. Guimarães. Atualmente estou estudo o módulo do arcGIS network analyst (muito legal), mas, eu não consegui gerar um arquivo network dataset. no momento de finalização do mesmo, é apresentado os seguintes erros: “Não é possível excluir uma tabela de rede” e “Não é possível abrir uma tabela de rede” Alguém pode me ajudar?

    Obrigado

    Responder

  2. Meus parabéns pelo site,
    comecei a “brincar” com geotecnologias no ano de 2009 e venho procurando sites para aumentar meu conhecimento e sempre passo aqui na buscar de novas aprendizagem, os materiais são de extrema relevância.
    Novamente quero deixar meu parabéns, você já ajudou muito nas dúvidas e em algumas idéias para novos trabalho.

    Responder

    1. Oi Hermínio,
      Agradeço, de coração, pelo comentário e elogio.
      Espero que este site continue sendo útil para a comunidade durante muito tempo.
      Abraço!

      Responder


  3. Já visito o seu site há algum tempo e hoje decidi agradecer pelo seu auxílio em geotecnologias de uma forma geral. Você (as vezes indiretamente) contribui bastante com as atividades que desenvolvo no meu trabalho, de modo que em alguns casos, tornou-se imprescindível para sua devida execução. Esse seu post, mais uma vez, irá nortear um projeto, através da apostila desenvolvida pelos colegas do antigo CEFETES. Obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *