Apostila de Introdução à Cartografia

Download: Apostila de Introdução à Cartografia

Você gostaria de entender melhor assuntos ligados aos fundamentos das projeções cartográficas, simbologia de mapas e cartografia digital? O material didático que vamos disponibilizar aqui foi elaborado para ensinar sobre isso e muito mais.

APOSTILA DE CARTOGRAFIA

A apostila de Cartografia em questão foi preparada por uma equipe de professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O ano de publicação da obra foi 2004 e os conceitos apresentados continuam válidos.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasO primeiro capítulo traz uma interessante coletânea de definições fundamentais para cartografia e seu histórico. Como você poderá perceber, este material é muito bem ilustrado.

Apostila de Introdução à Cartografia

O segundo capítulo foca nas projeções cartográficas iniciando por sua classificação e abordando as diferenças entre superfície de referência e superfície de projeção. O capítulo ainda explica as várias propriedades das principais (mais usadas) projeções.

No terceiro capítulo são apresentados importantes conceitos sobre projeto de símbolos envolvendo o leitor no nicho da comunicação e linguagem cartográfica. Os tópicos sobre dimensão espacial e primitiva gráfica certamente vão chamar sua atenção.

DOWNLOAD DE APOSTILA SOBRE CARTOGRAFIA

Na apostila você encontrará também capítulos que tratam de cartografia digital e manipulação de cartas topográficas. Para fazer o download, clique no link abaixo:




O arquivo PDF da apostila tem mais de 120 páginas que certamente possuem conteúdo útil para seus estudos sobre fundamentos da cartografia.

Nos posts indicados a seguir você encontrará mais materiais sobre conceitos e práticas e cartografia:

O que achou desta dica de leitura? Deixem seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *