Apostila de Introdução à Cartografia

Download: Apostila de Introdução à Cartografia

Você gostaria de entender melhor assuntos ligados aos fundamentos das projeções cartográficas, simbologia de mapas e cartografia digital? O material didático que vamos disponibilizar aqui foi elaborado para ensinar sobre isso e muito mais.

APOSTILA DE CARTOGRAFIA

A apostila de Cartografia em questão foi preparada por uma equipe de professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O ano de publicação da obra foi 2004 e os conceitos apresentados continuam válidos.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasO primeiro capítulo traz uma interessante coletânea de definições fundamentais para cartografia e seu histórico. Como você poderá perceber, este material é muito bem ilustrado.

Apostila de Introdução à Cartografia

O segundo capítulo foca nas projeções cartográficas iniciando por sua classificação e abordando as diferenças entre superfície de referência e superfície de projeção. O capítulo ainda explica as várias propriedades das principais (mais usadas) projeções.

No terceiro capítulo são apresentados importantes conceitos sobre projeto de símbolos envolvendo o leitor no nicho da comunicação e linguagem cartográfica. Os tópicos sobre dimensão espacial e primitiva gráfica certamente vão chamar sua atenção.

DOWNLOAD DE APOSTILA SOBRE CARTOGRAFIA

Na apostila você encontrará também capítulos que tratam de cartografia digital e manipulação de cartas topográficas. Para fazer o download, clique no link abaixo:




O arquivo PDF da apostila tem mais de 120 páginas que certamente possuem conteúdo útil para seus estudos sobre fundamentos da cartografia.

Nos posts indicados a seguir você encontrará mais materiais sobre conceitos e práticas e cartografia:

O que achou desta dica de leitura? Deixem seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 988 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

  1. PAULO CARLOS PEREIRA DO AMARAL disse:

    Agradeceria acatarem a correção, apenas pela forma conceitual que se referem nesta apostila ” ESCALA CARTOGRÁFICA”, não está correto este termo, pois só temos a ESCALA GRÁFICA, quando querem se referir, pois, no rodapé dos mapas, cartas ou plantas devemos sempre apresentar em referencia ao canevá (reticulado), a escala gráfica contendo seus talões. Parabenizo-os pelas iniciativas, e como Engenheiro cartógrafo, observarem este comentário. ESCALA NOMINAL, e neste item referente a ESCALA CARTOGRÁFICA, substituírem a palavra por escala gráfica.
    Atenciosamente,
    Eng. Cart. Paulo Amaral
    Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL, Prefeitura de São Paulo – PMSP.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*