Apostila em Português sobre MapInfo

Apostila MapInfoO MapInfo é um dos programas proprietários para Sistemas de Informações Geográficas (SIG) mais utilizados no mundo, jutamente com o ArcGIS e o SuperGIS. Você gostaria de aprender mais sobre este aplicativo para Geoprocessamento? Nesta matéria indicaremos uma apostila, preparada sobre o software MapInfo e que está disponível em português para download gratuito.

DOWNLOAD DE APOSTILA DE MAPINFO

Apostila em Português sobre MapInfo

Esta apostila foi produzida por Renata Hungari, Vladimir Diniz e Christian Rezende. O material está disponível em um arquivo PDF de 40 páginas.

A publicação começa apresentando conceitos básicos ligados ao Geoprocessamento e depois passa a abordar os fundamentos do funcionamento do MapInfo desde sua base. Explica que o software organiza seus dados em forma de tabelas.

Apostila em Português sobre MapInfo

Conforme explicado no material, cada tabela é um grupo de “arquivos MapInfo” que constitui um mapa ou de banco de dados. Estes arquivos estão associados uns aos outros de forma que, para a leitura e manipulação do mapa ou banco de dados, é necessário que todos os arquivos do grupo estejam disponíveis.

A partir dos links a seguir você poderá, fazer o download da apostila completa e acessar à uma dica já publicada em nosso site sobre um interessante recurso didático para quem deseja aprender mais sobre o MapInfo:

Curso Online de AutoCAD 2D e 3D apenas R$ 60,00

O que acharam deste material? Já conheciam esta apostila? Selecionados algumas outras dicas sobre material instrucional em Geotecnologias com apoio de diferentes programas de SIG e que poderá ser de seu interesse. Confira:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

6 Comentário

  1. VALÉRIA BRAGA MENDONÇA disse:

    Trabalho com o mapinfo e gostaria de saber como dar continuidade no ID sem ter que numerar um a um.
    ex: tenho 300 registros já com ID. e quero atualizar coluna para numerar a partir do 301.
    Obrigada

  2. victor soares disse:

    Excelente material! Obrigado por compartilhar!

  3. Boa Noite Anderson,
    Estou produzindo um trabalho sobre o MapInfo e precisava saber de quem é a autoria do programa, pode me ajudar?

    • Olá Amanda!

      Sou gerente de vendas LATAM de Pitney Bowes, que é fabricante do MapInfo e realiza vendas no Brasil. Fique à vontade para contatar-me se necessitar saber mais sobre o produto. Há bastante material sobre MapInfo em nosso website.

      Abraço,
      Jorge

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*