Apostila: Gerar MDE a partir de Imagens SRTM

SRTM GISHá algum tempo uma muito bem qualificada equipe do departamento de Cartografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) preparou uma apostila com o título Rotina para elaboração de MDE com o uso do ArcView: utilizando a base de dados da “Shuttle Radar Topography Mission” realizada pela NASA. Este material rico em conteúdo sobre uso do Envi e ArcView está disponível para download gratuito.

ENVI E ARCVIEW NA ELABORAÇÃO DE MDE

O que é um Modelo Digital de Elevação (MDE)? Basicamente é uma representação matemática/computacional contínua do terreno, distribuída espacialmente às variações de altitude numa área baseada e definida sobre um plano cartográfico num conjunto de coordenadas plano altimétricas.

Os dados SRTM resultam de uma missão espacial realisada pela NASA com o intuito de gerar um MDE da Terra usando a técnica da interferometria.

Rotina para elaboração de MDE com o uso do ArcView: utilizando a base de dados da “Shuttle Radar Topography Mission” realizada pela NASA

Estes dados podem ser obtidos por diversos meios. Entre as possibilidades destacamos a comentada no link a seguir:

Na apostila elaborada pela Professora Ana Clara Mourão Moura, Bráulio Magalhães Fonseca e Grazielle dos Anjos Carvalho apresenta todo o procedimento de download dos dados SRTM, seu talvez necessário processamento no software Envi, passando pela geração do mapa hipsométrico no ArcMap até a exportação do vídeo do voo sobre o MDE do resultado.

Faça o download da apostila diretamente no link abaixo:

Aguardamos seus comentários sobre o conteúdo deste material. Nos link abaixo você encontra mais publicações relacionadas com este tema tão atual:

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

7 Comments on “Apostila: Gerar MDE a partir de Imagens SRTM”

  1. Ola Anderson, boa noite, gostaria de parabeniza-lo pelas explicações sobre os diversos tipos de geotenologias. Att. Leosmar.

  2. Simone Vilela disse:

    Está dando erro ao tentar fazer download. 🙁

  3. Bráulio Magalhães Fonseca disse:

    Muito bacana seu trabalho de difusão das Geotecnologias Anderson. Nem me lembrava mais desta apostila, é dos meus tempos sofridos de bolsista de graduação. Foi a minha primeira.

    ate!

    1. Olá Bráulio, como vai?
      Parabéns mais uma vez por este seu trabalho. Tem ajudado muita gente.
      Obrigado pelo comentário.
      Como você soube sobre esta divulgação da apostila?
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *