Material sobre Operações Espaciais no gvSIG

Material sobre Elaboração de Mapas Temáticos no gvSIG

Você está procurando material instrucional sobre como fazer mapas temáticos e operações espaciais usando um programa de Geoprocessamento? Hoje estamos trazendo para você uma indicação de uma breve apostila que vai ajudar a gerar este tipo de produto no gvSIG.

GVSIG: APOSTILA ANÁLISE ESPACIAL

A apostila tem o título Minicurso para elaboração de mapas temáticos utilizando o gvSIG e foi elaborada pela geógrafa Mariana Lisboa Pessoa, no fim de 2012.

O objetivo do material foi servir de recurso didático de um minicurso onde se visava trabalhar com as ferramentas básicas de Geoprocessamento (Buffer, Dissolve, Clip, Merge e Intersection). Os exercícios consistiram em fazer um mapa da influência dos municípios do eixo metropolitano da região de Porto Alegre/RS.

Minicurso para elaboração de Mapas Temáticos utilizando o GVSIG

O módulo II (infelizmente, não localizamos o arquivo do módulo I) serve como um aprofundamento do aprendizado na área de Geoprocessamento.

O objetivo é trabalhar com as ferramentas básicas de Geoprocessamento, para possibilitar aos técnicos a realização de cruzamento de dados e análises espaciais.

DOWNLOAD DE MATERIAL SOBRE USO DO GVSIG

Para baixar diretamente este material de 13 páginas, acesse o link direto a seguir:

Para que você possa aprender ainda mais sobre os recursos disponíveis no gvSIG, recomendo que veja as seguintes matérias disponíveis em nosso site:

Agora, aguardamos seus comentários sobre este material que certamente será útil, em especial para quem está começando a trabalhar com este cada vez mais robusto programa de SIG.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

3 Comments on “Material sobre Operações Espaciais no gvSIG”

  1. Leonardo Reis disse:

    Gostei!

    Soh uma coisa, sei que nao foi culpa do Medeiros, mas megaupload com 28 arquivos para baixar um DVD??? Era melhor um Torrent ou um simples e ultra util FTP, nao se ve muito FTP hoje em dia com esses sites HDs virtuais, mas eu preferio 10 milhoes de vezes o bom e velho FTP que tem um monte de hosts gratuitos que os modernosos HDs virtuais se for para baixar o arquivos em 28 pedacos.
    Solucoes mais inteligentes como jigdo ou torrent tambe.

    Mas valeu Medeiros, por mais uma vez trazer muita novidade e muito material interessante para a diversao do final de semana 😉

  2. O gvSIG é meu software preferido para Geoprocessamento e esses materiais que você indicou vão me ajudar ainda mais a aprender sobre ele.
    Obrigado Anderson por mais essa dica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *