Download: Apostila de Introdução à Cartografia (UFSM)

Apostila de Introdução à Cartografia (UFSM)

Dica de leitura para quem quer aprender os principais conceitos ligados à Cartografia: Dois reconhecidos professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) disponibilizaram gratuitamente um excelente material que introduz os fundamentos teóricos ligados a esta Geotecnologia.

APOSTILA DE CARTOGRAFIA

O caderno didático tem o título Introdução à Cartografia e foi preparado pelos professores Argentino José Aguirre e José Américo de Mello Filho e publicada no ano de 2009.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasEste material foi elaborado para propiciar apoio às disciplinas acadêmicas curriculares dos cursos ministrados no Departamento de Engenharia Rural, Centro de Ciências Rurais, da UFSM.

Download: Apostila de Introdução à Cartografia (UFSM)

O primeiro capítulo apresenta conceitos como a diferença entre mapas e cartas e sua classificação. Há apontamentos sobre cartas cadastrais, geográficas, aeronáuticas, temáticas, entre outras.

O segundo e o terceiro capítulo tratam de outras formas de representação cartográfica e a forma da Terra. O quarto capítulo é o mais extenso e repleto de conteúdo focado na classificação dos sistemas de projeção cartográfica.

DOWNLOAD DE APOSTILA SOBRE CARTOGRAFIA

Para efetuar o download direito do arquivo PDF, com 82 páginas, clique no link abaixo:



Sem dúvida, neste material você vai aprender muito sobre coeficiente de deformação, projeções planas, cilíndricas (em especial a UTM) e muito mais.

Confira outras dicas sobre conceitos e aplicações da cartografia:

Em caso de dúvidas sobre este tema, entre em contato ou deixe seu comentário.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 982 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

6 Comentário

  1. António conforme disse:

    eu tenho dificuldade de participar nesse curso de GIS.

  2. jonas antônio de freitas disse:

    Ótimo, muito bom. Todos devem compartilhar.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*