Apostila: Conceitos Básicos de Sensoriamento Remoto

Apostila: Conceitos Básicos de Sensoriamento Remoto

Uma das mais potentes Geotecnologias usadas na aquisição de dados geoespaciais é o Sensoriamento Remoto. A apostila que comentaremos nesta matéria está disponível para download gratuito e recheada em conteúdo sobre este tema.

APOSTILA SOBRE SENSORIAMENTO REMOTO

A apostila Conceitos Básicos de Sensoriamento Remoto, elaborada por Divino Figueiredo, da Companhia Nacional de Abastecimento, tem por objetivo ser uma fonte de consulta para quem deseja iniciar seus estudos sobre esta importante temática.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasNo primeiro capítulo são apresentados um breve histórico das origens e das etapas evolutivas do Sensoriamento Remoto. O segundo capítulo mostra alguns dos principais princípios físicos que compõem os fundamentos da Detecção Remota.

Download: Apostila - Conceitos Básicos de Sensoriamento Remoto

Ao longo da obra se é descrito o processo pelo qual as imagens, da superfície terrestre, são obtidas a partir de aeronaves e de satélites, se discorre sobre os sistemas sensores e a captação das imagens.

Há itens que apresentam as principais características de imagens digitais, explicam a interação dos alvos terrestres com a luz solar incidente sobre os mesmos, definindo o que se chama de assinatura espectral dos alvos e muito mais.

DOWNLOAD DA APOSTILA SOBRE SENSORIAMENTO

Recomendo que não perca tempo e baixe agora mesmo uma cópia desta apostila. O material é extremamente útil como fonte de consulta. Para fazer o download clique no link a seguir:



Aproveitamos para parabenizar ao autor pela iniciativa em produzir esta apostila. Não deixe de conferir também as seguintes dicas:

Por favor, deixem seus comentários sobre o que tem achado do conteúdo de nosso site.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

2 Comentários


  1. Boa tarde Anderson !

    Gostaria de saber, qual seria o publico alvo para este tipo de curso. tenho interesse em aprimorar meu conhecimentos em delimitações de áreas, mapas etc..pois trabalho com projeto de reflorestamento, demarcações, estas feitas por autocad e google.
    atenciosamente.
    Alan

    Responder

    1. Alan,
      O curso foi montado de forma a ajudar quem tem o mínimo de conhecimento em informática (Windows 7) e conhecimento básico de Geotecnologias a disponibilizar dados geográficos na internet.
      Seus projetos, por exemplo, poderiam ser disponibilizados numa aplicação i3Geo.
      Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *