Cartografia Geomorfológica com ArcGIS e ENVI

Envi-ArcGISEm um projeto que faz uso das ferramentas computacionais do Geoprocessamento, os mapas Geomorfológicos apresentam, em contrapartida aos demais mapas temáticos, um grau de complexidade maior no sentido da representação dos elementos indispensáveis para a análise Geomorfológica. Indicaremos aqui um manual técnico publicado sobre a utilização dos sistemas ArcGIS e ENVI neste nicho de atividade.

TUTORIAL DE CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA EM SIG

Cartografia GeomorfológicaO tutorial que iremos indicar aqui para download foi publicado em 2009 como manual técnico numa das edições da Revista Geográfica Acadêmica (v.3, n.2) e visa a orientação de estudantes, para a confecção de um mapeamento geomorfológico.

No material é apresentado o referencial teórico e metodológico sobre cartografação do relevo e os procedimentos operacionais realizados com o auxílio de técnicas de Geoprocessamento utilizando, principalmente, o programa ArcGIS 9.2 e de modo secundário, o ENVI 4.0, através de um tutorial ilustrado de forma detalhada.

O trabalho é resultado de bolsa de iniciação científica, financiada pelo Programa Institucional de Bolsas do Ensino de Graduação – PIBEG e subsidiada pelo Laboratório de Geomorfologia e Erosão dos Solos – LAGES, ambos da Universidade Federal de Uberlândia. Os autores são Thallita Isabela Silva e Sílvio Carlos Rodrigues.

ARCGIS E ENVI PARA CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA

A Cartografia Geomorfológica, atualmente, têm ganhado grandes contribuições a partir da evolução tecnológica. As novas tecnologias, calcadas no Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, oferecem à Geomorfologia recursos imprescindíveis para o êxito de várias pesquisas.

Cartografia Geomorfológica com ArcGIS e ENVI

Faça o download do material completo no link abaixo (8,5 MB):

Cursos Online de AutoCAD 2D e 3D

O sumário desta publicação inclui uma visão geral dos ambientes ArcGIS (ArcCatalog, ArcMap e ArcToolBox) e ENVI; conceitos de classificação por Máxima Verossimilhança; criação de layouts de impressão; entre vários outros tópicos.

APRENDA MAIS SOBRE ARCGIS E ENVI

Na internet temos muito material sobre o ENVI e ArcGIS. Veja alguns nos links abaixo:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 985 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

13 Comentário

  1. Hi, Im searching the tutorial, I don´t find the link Please let me know

    Hola estoy buscando el link para descargar el tutorial, saludos y gracias

  2. Helton Santos Lopes Barbosa disse:

    Professor Anderson, estou aplicando essa metodologia na minha pesquisa, e infelizmente não possuo licença para utilizar o pacote de ferramentas Spatial Analyst Tools. Existe algum software que posso realizar essa etapa?

    Muito obrigado!

  3. Etzana Sanches disse:

    Olá Anderson Medeiros, preciso baixar esse tutorial, mas não consigo. Você pode me ajudar?

    • Etzana,
      Agradeço pelo aviso de erro no site. Corrigi agora o link e acredito que você conseguirá baixar sem problemas.
      Abraço!

  4. Olá Anderson,

    estou iniciando meus estudos no uso de software para obtenção de índices de vegetação. Pelo que estou lendo existem vários deles que realizam esse procedimento, o envi, arcgis, interimage (vc sabe melhor que eu). Qual deles vc recomenda? Vc conhece uma apostila para iniciantes?

    Obrigada!

  5. Olá anderson, você da cursos online de arcgis?

  6. Boa Tarde, Anderson. Onde eu encontro um shapefile com a geomorfologia e geologia de Minas gerais , do brasil ou do Mundo:
    Obrigado pela atençao.
    Atenciosamente. Jean Paulo Nascimento de Lima.

  7. Vanessa Cecília disse:

    Esse tutorial é muito bom! Me salvou no tcc da graduação!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*