Apostila: Bioestatística Usando R

Apostila: Bioestatística Usando R

É muito comum projetos de Geoprocessamento exigir uma equipe multidisciplinar onde profissionais da área de biologia possuem grande relevância. O material que estamos indicando nesta matéria sobre utilização do R pode ser especialmente útil nestas circunstâncias.

APOSTILA DE USO DO SOFTWARE R

Podemos dizer que não há muitas documentações em português (livros, em especial) sobre uso prático do software R. Esta apostila de Bioestatística usando o R é um interessante material de consulta sobre o programa.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasO material foi originalmente escrito para alunos da disciplina de Biometria do curso de Ciências Biológicos do Campus de Bragança, Universidade Federal do Pará (UFPA). Depois se percebeu que também poderia ser útil para alunos de biologia (e de outros cursos) em outras instituições de ensino superior no Brasil.

Apostila: Bioestatística Usando R

A apostila se inicia com uma introdução a linguagem R, explicando sobre o ambiente do programa e passando depois a abordar a exploração dos dados e a geração de diferentes tipos de gráficos.

Ao longo da apostila é explicado como realizar a transformação de observações, sempre citando referências adicionais sobre o tema. Outros itens tratam da análise de frequência, testes de concordância, análise multivariada e muito mais.

DOWNLOAD DA APOSTILA DE BIOESTATÍSTICA COM R

É importante lembrar que os conceitos apresentados no conteúdo deste material são de grande utilidade para qualquer profissional que atue com Geotecnologias, embora o foco dos exemplos não seja direcionado para Geoprocessamento.

Para fazer o download desta apostila com exemplos de uso do programa R para biólogos, acesse o link abaixo:

Você pode baixar o conjunto de dados usados nos exemplos, clicando aqui. O autor da apostila é Colin Robert Beasley.

Veja também as seguintes dicas complementares:

Aguardamos seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *