Apostila: Introdução ao SIG com Prática em ArcGIS

ArcGIS Apostila SIGOs softwares de Geoprocessamento produzidos pela empresa Esri são indiscutivelmente poderosos. Muitos dos leitores de nosso site nos enviam sugestões de materiais que abordam o uso deste programa em diversas áreas, bem como recursos didáticos instrucionais. Nesta postagem iremos disponibilizar uma apostila gratuita sobre Sistemas de Informações Geográficas (SIG) com práticas no ArcGIS.

DOWNLOAD DE APOSTILA GRATUITA SOBRE ARCGIS

A apostila que iremos indicar aqui se baseia no ArcGIS 9.3 e aborda tópicos que vão desde a compreensão dos elementos do software até a aplicação prática de suas ferramentas.

Os autores da apostila são colaboradores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Seus nomes são: Gabriela Simão, Luiz Fernando Rezzano e Elias Espírito Santo. O material está disponível no formato de um arquivo PDF com 93 páginas no total.

Apostila: Introdução ao SIG com Prática em ArcGIS

O sumário inclui os seguintes tópicos: Explorando a interface do ArcGIS, Data Frame e Layer, trabalhando no ArcMap, ferramentas do ToolsBar, trabalhando com tabelas de atributos relacionadas, definindo e convertendo sistemas de coordenadas e projeções cartográficas, legenda  de cores e símbolos, criando e editando arquivos shapefile, utilizando ferramentas de Geoprocessamento, trabalhando com imagens e Montagem  de layout para impressão.

Para fazer o download de sua cópia da apostila, acesse o link abaixo:

Aguardamos seus comentários sobre este material gratuito.

APRENDA MAIS SOBRE ARCGIS

Nos links a seguir você vai encontrar tutoriais e dicas de outros materiais para download sobre este poderoso programa computacional para Geotecnologias.

Você sabe de mais algum material sobre Geotecnologias, disponibilizado gratuitamente, e que deveria ser indicado para comunidade aqui em nosso site? Entre em contato e nos dê essa sugestão, por favor.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

1 Comentário


  1. Excelente aporte, disculpen pero no lo puedo descargar, por favor, si me pueden decir como descargarlo. Por favor, gracias.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *