Aplicativos Internos ao MapServer

Aplicativos Internos ao MapServerRecentemente ministrei um curso online de introdução ao MapServer, numa parceria com a GEOCURSOS (em breve novas turmas serão abertas). Um dos alunos me enviou um e-mail com dúvidas sobre alguns arquivos executáveis (aplicativos) que se encontram dentro da estrutura de diretórios criados a partir da instalação do pacote MS4W. Como esta deve ser uma dúvida comum entre os usuários iniciantes, resolvi publicar aqui em nosso sitea explicação.

O PACOTE MS4W

Para que serve o pacote MS4W? Seu objetivo é permitir a usuários de MapServer de todos os níveis instalar rapidamente um ambiente de trabalho para o desenvolvimento de aplicações webmapping no Windows.

A grande vantagem de utilizar o MS3W é que já vem tudo pré configurado, ou seja, todas as dependências do Mapserver já vêm instaladas.

APLICATIVOS NO MAPSERVER

O MapServer não interpreta diretamente dados geográficos. Isto só é possível através da configuração do mapfile, que é um arquivo onde são definidas todas as características contidas num shapefile ou outro tipo de dado geoespacial (inclusive banco de dados) para que o servidor de mapas possa interpretar o conteúdo.

MapServer

Além do mapfile, existem outros arquivos executáveis (*.exe, no SO Windows) que possuem uma função própria. Veja abaixo alguns comentários sobre os principais deles:

  • mapserv: É a aplicação principal do MapServer. É a primeira a receber as informações sobre a localização dos arquivos da aplicação e o que deve ser executado. Em geral, pode ser encontrado na pasta Apache\cgi-bin;
  • legend: Gera as legendas do mapa de acordo com o que foi definido no objeto CLASS do mapfile. Encontrado na pasta ms4w\tools;
  • scalebar: Gera as barras de escala na sua aplicação de acordo com o que foi descrito no mapfile. Encontrado na pasta ms4w\tools;
  • shp2img: Cria a imagem que vai representar o conteúdo do shapefile. Encontrado na pasta ms4w\tools;
  • shptree: Cria arquivos de índice espaciais do tipo quadtree de um shapefile. Uma quadtree é uma estrutura de dados utilizada para codificar imagens. Encontrado na pasta ms4w\tools;
  • sortshp: Organiza um shapefile com base em uma coluna da tabela de atributos, encontrada no arquivo DBF (*.dbf). Encontrado na pasta ms4w\tools.

Achei muito pertinente essa dúvida enviada pelo participante do curso online de MapServer. Concordam? Mostra o interesse em se entender o que há por trás da estrutura do programa com o qual se está trabalhando. Realmente é de grande importância não se trabalhar com o software apenas de forma mecânica.

Quer ler mais sobre o MapServer? Recomendo também:

O que acharam desta dica? Aguardo seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 982 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*