Aplicativos Internos ao MapServer

Aplicativos Internos ao MapServerRecentemente ministrei um curso online de introdução ao MapServer, numa parceria com a GEOCURSOS (em breve novas turmas serão abertas). Um dos alunos me enviou um e-mail com dúvidas sobre alguns arquivos executáveis (aplicativos) que se encontram dentro da estrutura de diretórios criados a partir da instalação do pacote MS4W. Como esta deve ser uma dúvida comum entre os usuários iniciantes, resolvi publicar aqui em nosso sitea explicação.

O PACOTE MS4W

Para que serve o pacote MS4W? Seu objetivo é permitir a usuários de MapServer de todos os níveis instalar rapidamente um ambiente de trabalho para o desenvolvimento de aplicações webmapping no Windows.

A grande vantagem de utilizar o MS3W é que já vem tudo pré configurado, ou seja, todas as dependências do Mapserver já vêm instaladas.

APLICATIVOS NO MAPSERVER

O MapServer não interpreta diretamente dados geográficos. Isto só é possível através da configuração do mapfile, que é um arquivo onde são definidas todas as características contidas num shapefile ou outro tipo de dado geoespacial (inclusive banco de dados) para que o servidor de mapas possa interpretar o conteúdo.

MapServer

Além do mapfile, existem outros arquivos executáveis (*.exe, no SO Windows) que possuem uma função própria. Veja abaixo alguns comentários sobre os principais deles:

  • mapserv: É a aplicação principal do MapServer. É a primeira a receber as informações sobre a localização dos arquivos da aplicação e o que deve ser executado. Em geral, pode ser encontrado na pasta Apache\cgi-bin;
  • legend: Gera as legendas do mapa de acordo com o que foi definido no objeto CLASS do mapfile. Encontrado na pasta ms4w\tools;
  • scalebar: Gera as barras de escala na sua aplicação de acordo com o que foi descrito no mapfile. Encontrado na pasta ms4w\tools;
  • shp2img: Cria a imagem que vai representar o conteúdo do shapefile. Encontrado na pasta ms4w\tools;
  • shptree: Cria arquivos de índice espaciais do tipo quadtree de um shapefile. Uma quadtree é uma estrutura de dados utilizada para codificar imagens. Encontrado na pasta ms4w\tools;
  • sortshp: Organiza um shapefile com base em uma coluna da tabela de atributos, encontrada no arquivo DBF (*.dbf). Encontrado na pasta ms4w\tools.

Achei muito pertinente essa dúvida enviada pelo participante do curso online de MapServer. Concordam? Mostra o interesse em se entender o que há por trás da estrutura do programa com o qual se está trabalhando. Realmente é de grande importância não se trabalhar com o software apenas de forma mecânica.

Quer ler mais sobre o MapServer? Recomendo também:

O que acharam desta dica? Aguardo seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *