Análise Espacial com gvSIG para Instalação de Aterro Sanitário

SIG-gvSIG GISNesta matéria indicamos um artigo onde é apresentado um interessante estudo de caso de utilização de análise espacial complexa, no ambiente do software gvSIG, para identificação de áreas adequadas à instalação de aterro sanitário. Os resultados obtidos indicam que a realização dessas atividades de planejamento geoespacial, com o uso de Geotecnologias livres é totalmente viável.

USO DE SOFTWARE LIVRE NA ANÁLISE GEOESPACIAL

O artigo em questão tem o seguinte título: Utilização de software livre para Análise Geoespacial – Estudo de Caso: Seleção de Área para Instalação de Aterro Sanitário.

Aprenda como instalar, configurar e utilizar o Linux

Os autores do trabalho, Rodrigo Campi Sperb, Rafael Medeiros Sperb, Carlos Henrique Bughi, e Luís Vinícius Mundstock Porto de Souza, explicam que foram definidos os seguintes critérios técnicos para escolha de uma área adequada para implantação de um aterro sanitário:

  • Distância mínima de cursos d’água;Utilização de software livre para Análise Geoespacial – Estudo de Caso: Seleção de Área para Instalação de Aterro Sanitário
  • Distância mínima de vias;
  • Distância mínima e máxima de núcleos populacionais;
  • Tipo de solo e
  • Declividade do terreno.

Recomendo que leia: Análise Geoespacial – Um Guia Completo

Como bem comentado no artigo, a seleção criteriosa de área para implantação de aterro sanitário é fundamental para a manutenção da qualidade ambiental de uma região, uma vez que não se pode escapar da necessidade desses empreendimentos no contexto atual da sociedade.

A área escolhida para o estudo de caso abrange os municípios de Itajaí, Itapema, Camboriú e Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. O gvSIG foi o principal programa de Sistemas de Informações Geográficas utilizado no desenvolvimento deste projeto.

Localização das áreas selecionadas para implantação de aterro sanitário considerando solução por município

A análise geográfica realizada no ambiente do gvSIG permitiu identificar áreas adequadas para implantação de aterro sanitário na área do estudo de caso, de acordo com os critérios de exclusão e inclusão de áreas definidos.

DOWNLOAD: GVSIG E ANÁLISE ESPACIAL

O estudo de caso avaliado no trabalho ilustra muito bem que é possível realizar análises espaciais de natureza complexa, ou seja, englobando vários critérios e/ou fatores), com o uso de uma dessas ferramentas SIG de código aberto, gratuitas, disponíveis, neste caso, o gvSIG.

Baixe sua cópia da matéria a partir do site acessível pelo link abaixo:

Abaixo você encontra matérias que podem ampliar seu conhecimento sobre o tema abordado neste post:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *