Análise Espacial com Mapas de Kernel

Análise Espacial com Mapas de Kernel

Em nosso portal já publicamos matérias sobre os conceitos técnicos relacionados com a elaboração de mapas de Kernel, bem como já ensinamos como preparar este tipo de representação cartográfica utilizando softwares como o ArcGIS e o QGIS. Agora veremos um exemplo prático, real, da aplicação desses mapas.

TEORIA E PRÁTICA SOBRE MAPAS DE KERNEL

Nos links indicados abaixo você poderá acessar nossas publicações sobre mapas de Kernel, onde fornecemos uma introdução a este tipo de mapeamento e tutoriais sobre como realizar estes processo usando programas comerciais e livres.

Agora vamos comentar sobre um interessante e recente artigo sobre este assunto.

ARTIGO SOBRE MAPAS DE KERNEL COM SPRING

O trabalho que vamos analisar aqui, e que utilizou o software Spring para Geoprocessamento, tem o título: Análise Espacial aplicada à Expansão de Condomínios Fechados na Cidade de Feira de Santana (BA).

O artigo apresenta uma revisão do método para a exploração e modelagem enfocado na determinação de padrões de pontos espaciais utilizando a técnica do kernel, avaliando-se apenas os efeitos de primeira ordem. Como estudo de caso, foi analisada a expansão urbana em Feira de Santana (Bahia), baseada na propagação dos condomínios fechados.

Análise Espacial aplicada à Expansão de Condomínios Fechados na Cidade de Feira de Santana/BA

Foram introduzidas algumas propriedades básicas dos processos pontuais e houve a definição de algumas funções teóricas úteis que podem ser utilizadas para caracterizar o comportamento dos pontos.

Também foi realizada uma operação de um método de análise quartica para permitir a variação espacial na densidade de pontos. Em seguida, foi enfatizada a problemática de aglomeração espacial de expansão urbana com base nos condomínios fechados, seguido de uma extensão do contexto espaço-tempo (entre 1995 – 2010).

DOWNLOAD SOBRE ANÁLISE COM MAPA DE KERNEL

Se interessou em ler o trabalho na íntegra para se inteirar dos detalhes da metodologia e resultados obtidos? Baixe uma cópia do artigo a partir do link a seguir:

Os autores do artigo, que foi publicado nos anais do IV Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, realizado em maio de 2012, são Bethsaide Souza Santos, Rosângela Leal Santos e Sandra Medeiros Santo

Este artigo é uma excelente fonte conceitual e de demonstração prática do uso de algoritmos computacionais para mapas de Kernel. Realmente, vale muito reservar um tempo para sua leitura e entendimento.

Leia mais sobre Geotecnologias e utilização do programa Spring a partir dos links abaixo:

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *