Comparação dos produtos de variáveis Geomorfométricas com uso do QGIS e ArcGIS

Produtos de variáveis Geomorfométricas com uso do QGIS e ArcGIS

Comparação de desempenho entre programas de Geoprocessamento sempre chama a atenção dos usuários de Geotecnologias. Neste artigo que estamos divulgando veja uma análise comparativa entre ArcGIS e SAGA GIS (emulado pelo QGIS) para produtos específicos.

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ARCGIS E SAGA GIS

O título do artigo em questão é Análise comparativa dos produtos derivados das variáveis geomorfométricas dos algoritmos SAGA/GIS e ArcGIS.

O trabalho toma por base que algumas variáveis que derivam das bacias hidrográficas resultam de suas características fisiográficas como geomorfologia, geologia, pedologia, hidrologia, etc. Essas características possibilitam várias análises.

A metodologia teve por objetivo uma melhor compreensão de produtos derivados de algoritmos aplicáveis em modelagem geográfica. Os algoritmos empregados na pesquisa visam obter variáveis para uma análise morfomométrica da bacia hidrográfica de modo que apresentem um determinado nível de confiabilidade, diante da comparação dos resultados entre os algoritmos do SAGA GIS e do ArcGIS.

Análise comparativa dos produtos de variáveis Geomorfométricas com uso do QGIS e ArcGIS

Também se teve por meta nesse trabalho fazer uma comparação dos resultados obtidos em um software proprietário, no caso o ArcGIS® v.10.4.1, e um programa livre, no caso o QGIS v.2.8.9, de modo a demonstrar os desafios e facilidades dos mesmos para assim atingir aos usuários de ambos.

RESULTADOS DO COMPARATIVO

De acordo com os autores, os algoritmos testados atenderam de modo satisfatório o objetivo proposto, sendo que os modelos derivados preservaram a consistência hidrológica das informações.

ClickGeo: Cursos de Geotecnologias

Entretanto foram identificadas pequenas diferenças entre as variáveis analisadas, por exemplo: diferenças superestimada de 11,63% nos valores de área e subestimadas em 14,46% pelo algoritmo do ArcGIS e 2,69% pelo algoritmo do QGIS. O comprimento de alguns canais de drenagem também apresentaram
diferenças quando obtidos por níveis hierárquicos.

DOWNLOAD DO ARTIGO DE COMPARAÇÃO ENTRE QGIS E ARCGIS

Recomendo fortemente que você leia o artigo completo para ver os detalhes da metodologia utilizada e da discussão dos resultados.

Para acessar e baixar o PDF do artigo, clique no link abaixo:




Vale lembrar que este artigo foi publicado nos Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto – SBSR, realizado em maio de 2017.

Aproveitamos para elogiar e parabenizar aos autores do trabalho: Vitor Hugo de Almeida Junior, Fernando Ragner Moreira Souza, Ricardo Vieira da Silva, Orion Maldaner Santos, Michele Monguilhott. Todos da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

COMPARAÇÃO DE SOFTWARES DE GEOPROCESSAMENTO

Em nosso portal ao longo dos anos publicamos outros conteúdos sobre trabalhos que compararam desempenhos de diferentes programas usados em Geoprocessamento.

Confira nos links abaixo os principais deles:

O que achou desta nossa dica de leitura? Deixem seus comentários.

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

Sobre Anderson Medeiros 991 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*