Alterando Ícones das Ferramentas do i3Geo

Customizar ícones do i3GeoO i3Geo (Interface Integrada para Internet de Ferramentas de Geoprocessamento) é um aplicativo desenvolvido para o desenvolvimento de aplicações geográficas para internet ou intranet. O programa é brasileiro e hoje é amplamente utilizado por instituições públicas e privadas em vários países. Neste tutorial vamos aprender como alterar os ícones padrões da barra de ferramentas do framework.

MUDAR ÍCONES DO FRAMEWORK I3GEO

Por padrão as versões mais recentes do i3Geo apresentam uma barra de ferramentas de navegação como a ilustrada na imagem abaixo. Note que os itens são bem intuitivos. Por exemplo, há ícones para manipulação do zoom, identificação de feições, impressão do mapa e assim por diante. Mas suponha que por algum motivo haja interesse em trocar tais imagens por outros de sua preferência. Qual seria o procedimento?

Ícones Padrões do i3Geo

Logicamente, o primeiro passo é ter os ícones, de preferência no formato (45 x 45 pixels) e no formato PNG (Portable Network Graphics), que irão substituir os originais.

Salve as imagens no diretório onde estão os ícones nativos do i3Geo, que no caso de uma aplicação construída a partir do pacote MS4W, pode ser encontrada em: C:\ms4w\Apache\htdocs\i3geo\imagens\gisicons\eudock

Você precisa colocar nos novos ícones os nomes que pertenciam aos originais. Por exemplo, a imagem nativa do i3Geo para “enquadramento inical”  (Enquadramento inicial) é o arquivo “zoom-extent.png”. Para este tutorial eu o substitui pela imagem de uma casa (Zoom Extent - Home). Lembre de fazer um backup (cópia) dos arquivos iniciais para o caso de algum problema que torne necessário voltar a usá-los.

Reinicie sua aplicação. Fique atento à possibilidade de seu navegador armazenar um cache de sua visualização anterior às alterações. A imagem abaixo exemplifica o resultado obtido com a troca de alguns dos ícones.

i3Geo com Ícones Modificados

O que acharam das mudanças?

WEBMAPPING – O SIG VIA WEB

i3GeoO i3Geo é um robusto programa baseado em outros aplicativos maduros, como o MapServer. Você quer aprender mais sobre a Geotecnologia do  webmapping e conhecer outras ferramentas para isso? Leia as seguintes matérias:

Em breve publicaremos mais matérias sobre tecnologia para SIG na web. Deixem seus comentários sobre o que desejam ver nos próximos artigos e tutoriais. Qual sua experiência ou dúvidas sobre aplicações geoespaciais para internet?

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

2 Comments on “Alterando Ícones das Ferramentas do i3Geo”

  1. Muito interessante sua dica sobre os ícones da barra de ferramentas. Eu estava pensando também se é possível alterar os ícones de legenda. Por exemplo:
    1 – Acrescentar ícones de mineração ou outros quaisquer para pontos
    2 – Acrescentar ícones de linhas diferentes, sem ter que manipular no ajuste de legenda.

    Até mais,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *