Como Gerar um Modelo em 3D no QGIS

Como Gerar um Modelo em 3D no QGIS

A modelagem em 3D tem múltiplas aplicações em nichos como estudos ambientais, planejamento urbano, entre vários outros. Neste tutorial nós ensinaremos como o plugin Qgis2threejs pode ser usado para gerar um modelo em 3D no QGIS.

MODELAGEM EM 3D NO SOFTWARE QGIS

O complemento Qgis2threejs serve para modelagem em 3D. A ferramenta permite a visualização de um modelo em três dimensões em navegadores de internet que suportem a tecnologia WebGL.

Cursos de Geoprocessamento com QGIS (Básico e Avançado) em Porto Alegre/RS

Para realizar este procedimento usando dados raster precisamos estar atento a três necessidades específicas:

Para ilustrar este procedimento vamos utilizar um MDE com 1 metro de resolução espacial. Trata-se de um raster de parte de Porto Alegre/RS, no Sul do Brasil.

Faça a instalação do plugin Qgis2threejs e siga os passos abaixo.

MDE no QGIS

Para obter um melhor resultado (estético) do modelo 3D adicionamos uma imagem de satélite de mesma resolução espacial. Ela está sobreposta ao MDE.

MDE com Imagem de Satélite no QGIS

Apenas para passar para você uma ideia da qualidade da resolução espacial da imagem de satélite usada aqui, apliquei um zoom em uma área onde há vegetação e regiões urbanizadas.

Para continuar seguindo os passos, recomendo que volte o zoom da imagem para extensão máxima (como na imagem anterior).

Imagem de Stélite de alta resolução no QGIS

 

Acesse o menu Web → Qgis2threejs → Qgis2threejs.

QGIS: Plugin Qgis2threejs

Na janela que será aberta, neste primeiro momento apenas verifique se na aba DEM, em DEM Layer aparece o nome da camada do seu MDE (neste caso MDE_1m).




Neste caso específico, vamos gerar um modelo 3D em arquivo temporário (não vamos gravar o arquivo definitivo). Então, clique em Run.

Plugin Qgis2threejs: QGIS

Será aberto o seu navegador padrão de internet com um modelo em 3D. Caso queira visualizar em outro navegador, copie a URL e abra em outro browser. A imagem abaixo ilustra este resultado inicial.

Construindo 3D no QGIS

Vamos refinar este resultado? Podemos destacar melhor as nuances de relevo do terreno representado. Note que na aba World há um parâmetro dentro de Scale and shift que é chamado de Vertical Exaggeration (Exagero Vertical).

Construindo um Modelo em 3D no QGIS

O padrão do Exagero Vertical é 1.5. A título de teste, altere ele para 3.0, clique em Run e veja o resultado.

Construindo um Modelo em 3D no QGIS: Aumentando o Exagero Vertical

Como poderá ver,  o resultado agora acentua as diferenças de relevo. Como já falamos, isso possui um largo leque de aplicações nas diversas áreas.

Construindo um Modelo em 3D no QGIS: Qgis2threejs

Um detalhe interessante é que você pode mover o modelo 3D, observando-o por diferentes ângulos. Alguns usuários até capturam a tela do computador para gerar vídeos e usar em apresentações.

Como Gerar um Modelo em 3D no QGIS

O que achou desta possibilidade oferecida pelo QGIS? Nas próximas versões os recursos de modelagem em 3D serão aperfeiçoados em vários sentidos. Estamos ansiosos para ver.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário. Não deixe de ver também as seguintes dicas que publicamos sobre o QGIS:

Logo traremos muitas novidades para vocês sobre uso do QGIS das aplicações ambientais. Aguardem!

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

 

Sobre Anderson Medeiros 970 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

5 Comentário

  1. Olá Anderson! Tudo bem?
    Qual foi a imagem utilizada? Onde consigo baixar essas imagens (aqui do meu município) com essa resolução?
    Abraço!

    • Oi João Paulo, tudo bem?
      Essa imagem que usei no tutorial foi cedida por um aluno meu. Ela é uma imagem paga (nesta resolução, imagem de satélite só se for paga).
      Abraço!

  2. Luis Alberto huertas disse:

    Un buen 2018 asimismo es muy importante la aplicacion de las tecnologias 3d en recursos naturales . planeamiento urbano y terrenos agricolas en una conferencia para su uso y el software 3D saludos y exitos profesionales.

  3. Guilherme Marques Martins disse:

    Bom dia Anderson. Não consegui pois meu MDE está projetado em sistema de coordenadas em graus e não consegui reprojeta-lo através do procedimento “Processar > Caixa de Ferramentas > Reprojetar Camada”, pois nesse procedimento só aparecem camadas vetoriais para reprojetar.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*